• (11) 3507-1137
  • obras@glassage.com.br

Fachadas Ventiladas

É a técnica de revestimento sustentável que reúne inovação, tecnologia, beleza e eficiência energética. Garante a melhoria do conforto térmico em decorrência da “segunda pele” que o sistema cria em relação à fachada principal do edifício mantendo o revestimento afastado da alvenaria de vedação

Como o próprio nome sugere “ventilada”, o conceito primordial deste sistema é que se trabalhe com juntas abertas, dispensando o uso de silicones para o rejunte entre as placas da fachada, permitindo assim que atinja todo o seu potencial e a troca de ar permanente (colchão de ar) entre as costas do revestimento e o substrato.

Utilizando programas de dimensionamento aliados aos resultados de ensaios com o material especificado, avalia-se qual a melhor forma e dimensões mais apropriadas para o uso do material na fachada de modo a garantir todas as vantagens que o sistema oferece:

Dispensa o uso de argamassa, pois o sistema se fixa diretamente sobre superfícies de concreto, alvenaria e estruturas metálicas.

Um sistema de montagem em que uma placa se sobrepõe à outra; as placas são numeradas e catalogadas de acordo com o projeto de paginação; e permite maior velocidade na fixação, pois não depende de situações climáticas favoráveis para o tempo de cura de argamassas.

Comparado ao sistema convencional, o tempo de instalação é menor, com isso o empreendimento fica pronto mais rápido; além disso, o material tem maior durabilidade, garantindo um custo de  manutenção reduzido decorrente de lavagens, locação de andaimes, balancins, etc.  O cliente tem um retorno antecipado de seus investimentos.

A placa se mantém afastada da estrutura criando um colchão de ar constante que, além de servir como isolamento térmico, mantém as placas isentas do contato com produtos químicos pertinentes da composição de argamassas (cimento, cal e aditivos).

Havendo a necessidade de reforma ou ampliação, o sistema permite que o material seja retirado e reaproveitado. Ainda é possível, a instalação sobre um material já existente como: cerâmicas, pinturas e texturas. Ideal para Retrofit de Fachadas é um sistema versátil e sustentável por ter estas vantagens.

Do projeto à execução, o sistema segue com rigor todos os coeficientes de segurança exigidos pelas respectivas normas.

Antes da liberação das placas e peças metálicas para suas utilizações, o projeto avalia e dimensiona, através de cálculos específicos, a resistência às tensões e esforços atuantes em todas as situações da fachada sendo estes resultados comparados com os ensaios laboratoriais.